As fases do desenvolvimento humano
As quatro estações do ano são uma bela imagem para as fases da biografia humana, conforme trazido pela Dra. Gudrun Buckhard, autora do livro Tomar a Vida nas Próprias Mãos e a pioneira do trabalho biográfico no Brasil. Do nascimento até os 21 anos, crescemos e florescemos para o mundo – é a primavera. O período dos 21 aos 42 anos corresponde ao verão, a fase expansiva da vida, quando atingimos a maior vitalidade e os frutos amadurecem. No outono, dos 42 aos 63 anos, os frutos são colhidos e a vida se torna particularmente colorida. Chega então o inverno, quando as árvores perdem suas folhas revelando sua essência e as sementes ficam pelo chão, esperando uma nova primavera.
Tal qual as estações do ano, cada uma das estações da vida tem sua própria cor e calor. São ciclos de desenvolvimento, com seus desafios e conquistas específicos, que se sucedem, cada um estabelecendo as bases para o desenvolvimento do seguinte.
Na primeira fase vivemos um grande ciclo de aprendizado e preparação para a fase seguinte, quando vamos para o mundo lutar e conquistar nosso lugar ao sol. Daí tiramos o arcabouço para a busca da sabedoria por meio do autodesenvolvimento e da espiritualização. Começamos essa jornada totalmente dependentes, recebendo do mundo tudo o que precisamos para o desenvolvimento do corpo e da alma. Mas trazemos em nosso ser o impulso para o autodesenvolvimento. É a força do EU que gradativamente amplia a consciência e mobiliza os talentos para enfrentarmos os desafios da vida. Feliz daquele que termina sua jornada realizando sua missão de vida e doando ao mundo mais do que recebeu.
Eu trago serenidade em mim,
Rudolf Steiner
Em mim mesmo eu trago
As forças que me fortalecem.
0 a 21 anos – Aprender
A primeira estação da vida (primavera) vai até os 21 anos e corresponde a um grande ciclo de preparação, onde nosso corpo físico, nossos processos vitais e nossa alma se desenvolvem e nos preparam para a vida adulta. Nesse ciclo, o desenvolvimento de nossas capacidades se dá principalmente de forma receptiva, de fora para dentro, por meio da família, da escola e do convívio social na juventude. Nessa fase, a criança e o adolescente têm uma predisposição natural para ver o mundo como bom, belo e verdadeiro. E quanto mais ele puder vivenciar essas qualidades na sua formação, mais preparado estará para enfrentar os desafios da vida adulta.
O segredo destas flores fechadas é que exatamente
no primeiro dia de primavera, elas se abrem,
se dão ao mundo.Sejamos como a primavera, que renasce cada dia mais bela…
Clarice Lispector
Exatamente porque nunca são as mesmas flores.
21 a 42 anos – Lutar
Na estação dos 21 aos 42 anos (verão), temos o ciclo da conquista, quando estabelecemos e consolidamos nosso lugar no mundo. Definimos a profissão, construímos uma carreira, formamos a família, temos filhos e acumulamos patrimônio. É a fase da vida em que estamos mais ligados ao que é do mundo material, mas também é a fase em que estabelecemos e consolidamos os principais relacionamentos da vida. Nesse ciclo, a educação continua muito voltada para o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais, mas agora ela ocorre pela vontade e iniciativa de cada um. É também a fase em que desenvolvemos a emoção, a razão e a consciência em nossa alma, a partir dos conteúdos psíquicos e emocionais trazidos da infância e adolescência. É uma oportunidade de ressignificar padrões e crenças impostos pela família, que nem sempre aproveitamos.
Ainda acho que precisamos conhecer o inverno para compreender o verão,
do livro “A Cabana”
assim como é necessário passar por momentos de tristeza profunda
para conseguir identificar e valorizar a felicidade quando ela chegar.
42 a 63 anos – Tornar-se Sábio
Em torno dos 42 anos, entramos no outono de nossas vidas normalmente com perguntas que vêm de nosso íntimo questionando qual é de fato o sentido que a vida tem. Essa é a crise da autenticidade que é acompanhada por um declínio mais perceptível da energia física, o que libera nossa consciência para um novo olhar sobre o que já vivemos e um novo ouvir para os anseios que vêm da nossa alma em relação ao futuro. É a fase do autodesenvolvimento impulsionado pela busca da missão de vida. Mais uma oportunidade de transformação de tudo que foi acumulado como experiências e frustações, dores e alegrias, agora de uma perspectiva mais abrangente na busca do que é essencial, necessário e útil, para si e para os outros. Uma fase muito rica da vida, quando ainda temos muita energia para realizações no equilíbrio entre o SER e o TER.
Outono me faz lembrar
Joelma Rocha
que mudo as minhas folhas,
mas nunca as minhas raízes.
Que passo por estações,
mas deixo as minhas sementes.
Que o vento que me balança
também espalha o meu perfume.
63 anos – Espiritualizar…
E finalmente chegamos ao inverno, no entorno dos 63 anos, que marca uma verdadeira libertação das obrigações impostas pela vida. Já não mais “temos que…”. E a diminuição ainda maior da energia física nos permite a ampliação da consciência para um patamar ainda mais elevado onde conseguimos fundir o pensar com o sentir… Um pensar com o coração, onde o TODOS NÓS ocupa o lugar do EU e VOCÊ. E trilhar esse caminho de liberdade nos leva ao encontro com nossa essência, à espiritualização de nosso ser. É uma fase em que o corpo dá lugar à luz que vem dessa essência. Não é à toa que as crianças gostam tanto dos avós. Ambos brilham na mesma frequência e intensidade. Uma grande oportunidade de doação do que cada um tem de melhor e felizes os que deixam para o mundo mais do que receberam.
Que nossa alma tenha sempre
Carlos Vilhena
a leveza da primavera,
a força do verão
e a profundidade do outono,
para alcançarmos a sabedoria do inverno.
4 Comentários
Great article! I appreciate the clear and insightful perspective you’ve shared. It’s fascinating to see how this topic is developing. For those interested in diving deeper, I found an excellent resource that expands on these ideas: check it out here. Looking forward to hearing others’ thoughts and continuing the discussion!
Very interesting info!Perfect just what I was looking for!Raise blog range
my webpage; Drusilla_M
Excellent content! The way you explained the topic is impressive. For further details, I recommend this link: EXPLORE FURTHER. What do you all think?
Adorei esse texto e tudo o que le traz. Bla sreflexões para a vida!