Dinâmica do Trabalho Biográfico

Por: Carlos Vilhena 26 de abril de 2022

O caminho do autoconhecimento consciente para o autodesenvolvimento

No trabalho biográfico, partimos do momento presente para buscar na memória os fatos e sentimentos relevantes da nossa história de vida. Nessa busca, ter um olhar panorâmico que permita uma visão de expectador da própria biografia, ajuda na identificação da essência de cada fase vivida.

O que se repete? Como enfrentei os desafios? Que realizações trago como força para meu momento presente? São algumas das perguntas que orientam esse resgate biográfico. Nesse processo, é transformador adquirir um novo olhar sobre as crises para vê-las como oportunidades de aprendizado e crescimento, por mais sofridas que tenham sido.

Esse conhecimento sobre quem você é hoje a partir da história vivida, ressignificado pela consciência do seu EU, é a base para se olhar o futuro em busca dos anseios da alma.

O que não quero mais na minha vida? Que talentos quero resgatar? Que novos impulsos estão surgindo? Essas são algumas das perguntas que ajudam na definição de uma visão inspiradora de futuro, capaz de orientar cada um de nós, na busca do sentido da vida. Essa visão nasce do encontro de duas correntes: o que o mundo está te oferecendo como oportunidades ou desafios; e o que está brotando no seu coração como anseios e aspirações.

De posse do conhecimento ampliando de quem você é hoje e da imagem inspiradora de futuro, é hora de tomar as decisões sobre os passos que você está disposto a dar para caminhar nessa direção. E todo caminhar inicia com pequenos passos.

Essa jornada de autoconhecimento consciente para o autodesenvolvimento oferece ainda a oportunidade de se cultivar a aceitação, a tolerância e o perdão, de si próprio e dos outros, como ferramentas para a construção do Ser + Humano.

Carlos Vilhena – aconselhador biográfico da humaneSer

O Caminho Do Coracao
Publicado em: 26 de abril de 2022 por

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Vamos Conversar?