Nas vivências da infância, desenvolvemos as “paisagens” de nossa alma, compostas de pensamentos, sentimentos e ações, que se consolidam nos padrões de resposta ao mundo e nas crenças sobre si mesmo. Já na vida adulta, situações que provocam pensamentos e sentimentos com as mesmas características do vivenciado na infância, ativam os padrões adquiridos, trazendo resultados muitas vezes indesejados ou inadequados.
Neste seminário, examinaremos os padrões e crenças desenvolvidos nas primeiras fases da vida, a partir das estratégias de sobrevivência adotadas nos três primeiros setênios (0 a 21 anos), e que nos restringem como adultos na atuação no mundo.
Nos conectaremos ao nosso mundo dos sentimentos de forma mais profunda para acessar a sabedoria escondida neles, a partir de uma observação diferenciada e descritiva de como os padrões emocionais foram construídos por cada um.
O objetivo é aprender a lidar com o mundo dos sentimentos na vida de adulto a partir da compreensão e ressignificação das vivências da infância e adolescência.
A estrutura do seminário alterna e integra etapas de aprendizado individual, atividades artísticas e rodadas de compartilhamento em pequenos grupos, de forma a garantir um processo vivencial de autoconhecimento consciente para o autodesenvolvimento.
Esse Seminário foi desenvolvido em parceria com Denise Lima e Ronaldo Lempeck, tendo como referência metodológica os estudos e trabalhos desenvolvidos por Gudrun Burckhard e Joop Grün, a partir da Antroposofia trazida por Rudolf Steiner (1861 a 1925) no início do século XX.
Formato do Seminário: presencial e online